




JAPANDI, nome que deriva das palavras Japan (Japão em inglês) e Scandi (um apelido para Escandinávia), é uma fusão de estilos de decoração que cresceu ao redor do mundo, entre as plataformas de inspiração, como o Pinterest. Nada mais é do que a mistura entre o design minimalista do estilo japonês, com o moderno-rústico escandinavo!
Simplicidade, conforto e elegância, assim podemos definir essa tendência. Durante esse período de pandemia e isolamento, tem-se cada vez mais sentido a importância de ter um lar super aconchegante e agradável, não é mesmo? Essa é uma das premissas nórdicas, que compartilham dos princípios Hygge (Lembra que comentamos sobre ele na edição 141?) onde busca-se o conforto e o bem-estar para dentro de seu lar. Já no Japão, tem-se o conceito estético e espiritual de Wabi Sabi, uma filosofia com base nos ideais do zen budismo, que aborda sobre a simplicidade, o encontro da beleza no imperfeito, a valorização do tempo, dos processos, das transformações e das cicatrizes que ele deixa.
Mais do que uma fusão, essa tendência representa uma harmonia entre os estilos de vida! Prezando pela diminuição do ritmo acelerado do dia a dia e buscando valorizar ainda mais nossas raízes. Ou seja, o Japandi é ideal para os tempos atuais!
Mas como transportar esse conceito para a decoração de interiores? Atente-se a esses três pontos:
1. Paleta de cores
A intenção é manter o equilíbrio e a harmonia! Utilize então uma paleta de tons claros, neutros e puros, como o branco, nude, bege, rosas e cinzas. Harmonizados a toques de sobriedade do preto e de cores escuras; tais como verdes, ocres, azuis e alguns tons terrosos. Trazendo modernidade aos espaços e ao mesmo tempo criando uma atmosfera confortável, de leveza e relaxamento.
2. Materiais e texturas
Aposte em uma decoração mais autêntica, contrastante, com objetos artesanais, móveis antigos e materiais atemporais e duradouros. Cada elemento do espaço tem o poder de contar sua história.
Use e abuse de peças e texturas que permitam experiências sensoriais, movimentos, e que transmitam boas sensações! Complementando a decoração com propósito e significado.
Sendo o trabalho artesanal muito valorizado no estilo Japandi, tem-se destaque para as matérias primas naturais, podendo ser elas as fibras como a palha, o vime, o bambu e as cestarias. A madeira, pode ser clara como no estilo escandinavo ou escura, como nogueira e carvalho, remetendo às referências japonesas.
As cerâmicas também são itens supervalorizados, principalmente aquelas feitas ou pintadas à mão!
3. Minimalismo
A palavra-chave é simplicidade! Aposte sempre em formas simples, linhas suaves, retas e geométricas descomplicadas! Nada de exageros! O importante é criar soluções simples em composições que garantam mais fluidez e harmonia aos espaços.
Sendo possível assim, garantir a tão buscada percepção de acolhimento e conforto, proporcionando uma conexão de tranquilidade entre você e o seu lar.
E por fim, encante-se pela simplicidade e a sofisticação de um espaço onde menos é sempre mais!
LM ARQUITETURA E INTERIORES
Laisy Munari e Leslye Mary Costa
📱(47) 99912-0287
📱(49) 99933-8263
📧 lm.arquiteturaeinteriores@hotmail.com