5 dicas para um verão livre de infecções vaginais 

O verão está aí, é praia, piscina, biquíni o dia inteiro … e esta é a época em que nós, mulheres, ficamos mais suscetíveis às infecções como candidíase, corrimentos e infecções urinárias. Por isso, é sempre bom relembrar e redobrar os cuidados com a saúde íntima nesta época do ano.

1- EVITE FICAR COM BIQUÍNI MOLHADO. O biquíni molhado é o grande vilão do verão. A umidade modifica o pH vaginal e o torna mais suscetível às bactérias e fungos. Ao sair do mar ou piscina, tenha sempre uma troca seca de roupa na bolsa. E uma dica. Não deixe seus biquínis secarem no banheiro, pendure em varal que pegue sol e tenha boa ventilação. 

2- DÊ PREFERÊNCIA PARA ROUPAS LEVES. Opte por peças que permitam a ventilação da região íntima, como vestidos e saias. Evite peças muito justas. Utilize calcinha de algodão, o algodão não atrapalha a ventilação e absorve a transpiração local. 

3- DURMA SEM CALCINHA. Você pode utilizar pijama ou camisola, mas durma sem calcinha e deixe sua vagina ventilar. 

4- ATENÇÃO À HIGIENE ÍNTIMA. Não economize na água e utilize sabonete com parcimônia! Dê preferência à produtos com pH neutro, sem cheiro ou corantes. Lembre-se: a vagina é “autolimpante” e o excesso de higiene pode fazer mal à região, tirando sua proteção natural. 

5- CUIDE DA ALIMENTAÇÃO E HIDRATE-SE. Tenha em sua dieta alimentos que auxiliem na manutenção do pH vaginal: probióticos naturais como kombucha e kefir, cramberry, limão (rico em vitamina C e antioxidantes), alho (ação antifúngica) e evite carboidratos e açúcar processado em excesso. Beba muita água!


Fabiana Zarske de Mello | CRM 19.493 | RQE 14.867

Ginecologia e Obstetrícia

Clínica Digest Care

Av. Coronel Marcos Konder, 1207 – Sala 60 | Embraed Centro Empresarial | Itajaí- SC

📱 (47) 3246-1500 | 9 9689-0035

@fabianazarske.gineco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s