MEU NOME É DEPRESSÃO

Perdi a emoção, não sei mais o que é paixão, a vida já larguei de mão, só enxergo decepção. O vazio tomou conta, tenho medo de montão, já nem sei quem sou? O que fazer? Que caminho buscar? Não me reconheço mais.

O caminho é retornar para dentro de si, em seus avessos procurar aquele ser que deixava o entusiasmo borbulhar, diante do que acreditava e gostava. Trazer estas memórias, para voltar a acreditar que é possível sua vida resgatar. Entender que neste momento você está doente, o nome deste transtorno é: Depressão Maior, porém tem tratamento e dependerá muito do seu esforço, de deixar de ter pena de si mesmo, partir para o enfrentamento da sua dor.

Doença silenciosa que tira o brilho do olhar, o sorriso do rosto, a alegria daquilo que lhe dava prazer. Acompanhada de insônia, fadiga, dores, prejuízo da memória, alteração do peso, sentimento de desamparo, desqualificação e raiva, chegando às vezes a ideação suicida.

Ela está ligada ao mau funcionamento nos neurotransmissores do cérebro, reduzindo a produção de serotonina, dopamina. Relacionados também, às memórias traumáticas, crenças negativas e a história de vida do indivíduo.

Ressalto como imprescindível realizar atividades físicas, alimentação saudável, tratamento medicamentoso e psicoterapia. No processo psicoterapêutico mergulhar e entender o que está a lhe torturar. Avaliar quem você foi, o que é, e como poderá ser? Assimilando sua capacidade de realização. Neste trabalho conjunto desenvolver um processo de ação para movimentar o corpo e acionar a mente. Estipular rotinas e buscar as mudanças da sua vida, visando um viver com leveza e alegria.


Claudete de Morais

CRP 12/01167

Doutoranda em Psicologia Clínica

@claudetedemorais_

www.claudetedemorais.com.br

📱 (47) 9 9274-6439

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s