VOCE JÁ FEZ UMA AVALIAÇÃO FUNCIONAL DE SEUS MOVIMENTOS?

Fala galera, tudo certo? Hoje vamos falar de um assunto bem legal: treinos!

Mas olha só, será que quando você começa a se exercitar você começa da forma correta? ou simplesmente COMEÇA? Faço esse questionamento porque muitas pessoas começam seus treinos como forma de promessa feita no ano novo, aparece na academia se matricula e FORÇA, FÉ E FOCO….

Vamos por parte. Se é a primeira vez que você está colocando seus pés em uma academia, box de cross, funcional ou até mesmo começando um esporte novo, devemos entender como nosso corpo irá se comportar com essas novas tarefas, diga-se de passagem, que podem ser bem tranquilas ou muito intensas.

Sabendo disso, venho falar que a melhor forma de você começar todo e qualquer tipo de treinamento é entender como está a funcionalidade dele, se está tudo no “prumo”, se os movimentos que você irá começar a fazer estão de acordo com seu condicionamento físico, mobilidade articular, funcional, estável e com controle motor adequado para realizar os treinos.

As avaliações funcionais dos movimentos mostram como é a sua funcionalidade, por exemplo, e se está móvel, se sente dificuldade em girar, saltar, correr, testar sua capacidade de força em determinados exercícios como agachamento, flexões de braço, testes de força do CORE (abdominais, pranchas) erguer os braços acima da cabeça; todos esses testes são importantes na hora de prescrever seus treinos. Caso você tenha alguma restrição ao movimento ou dor, saber o que está acontecendo para conseguirmos melhorar, reduzir os riscos futuros de alguma lesão.

Procure conversar com seu treinador para saber se ele pode fazer essa avaliação; isso pode mudar todo o contexto na prescrição de seu treino, deixando de ser algo subjetivo, intuitivo para um treino correto e prescrito dentro de suas condições em executá-lo, reduzindo riscos e aumentando seus resultados

Aproveite o início do ano e faça coisas novas, diferentes, seja você a maior mudança, não espero por melhor momento, quem sabe esse seja um ÓTIMO MOMENTO.

Se cuide e maravilhoso ano para nós!


Rodrigo Bender

Pernsonal Trainer

Especialista em Retreinamento de Lesões, da Reabilitação e Performance

@rodrigo.benderpersonal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s