MEU FILHO SÓ RESPIRA PELA BOCA. SERÁ A ADENOIDE?

A adenoide, popularmente conhecida como carne esponjosa, é um conjunto de tecido linfoide, ou seja, é um acúmulo de tecido que auxilia na defesa do organismo. Está localizada na transição entre nariz e garganta. Até aí não tem problema nenhum. Mas a mocinha passa a ser vilã quando alguns fatores fazem sua ativação de forma demasiada, gerando um aumento exagerado no seu tamanho. O que era para ser bom, passa a mais atrapalhar do que auxiliar. 

Toda criança terá adenoide, e ela se desenvolve e cresce à medida em que o sistema imune se desenvolve, geralmente entre 2 e 7 anos de idade, devendo regredir durante a adolescência. Ou seja, ter adenoide não é problema, o problema está quando ela cresce demais! Além disso, raramente encontramos adenoide em adultos, quando existe nariz obstruído, geralmente a causa é outra.

Quando a estrutura cresce muito, pode ocupar boa parte do cavum (estrutura que serve como corredor para passagem de ar do nariz para garganta), gerando obstrução do nariz, e com isso surge a respiração pela boca e os roncos, os quais são sinais de extremo alerta para os pais, afinal ‘’respirar pela boca é tão normal quanto comer pelo nariz’’!

Alguns medicamentos e medidas clínicas podem fazer parte do tratamento, tudo dependendo do quadro. A cirurgia, chamada de adenoidectomia, é uma opção de tratamento quando os remédios não funcionam no controle dos sintomas ou existem graus acentuados de aumento da adenoide. As principais indicações para a cirurgia incluem:

– Otites e/ou sinusites de repetição;

– Perda auditiva – causada por secreção persistente nos ouvidos;

– Apneia do sono em crianças;

– Obstrução nasal persistente.

Quanto à cirurgia, trata-se de um procedimento realizado em ambiente hospitalar sob anestesia geral, com remoção da adenoide através da boca – seja utilizando-se da técnica de curetagem ou uso de radiofrequência (coblation). No mesmo procedimento, outros procedimentos podem ser associados, conforme a necessidade. Como se trata de uma cirurgia relativamente simples, geralmente é possível retornar para casa no mesmo dia do procedimento. Vale ressaltar que a remoção da adenoide não afeta o sistema imune, pois existem muitos outros mecanismos de defesa do corpo que continuam atuando na defesa do organismo.

Quando os benefícios superam os riscos, a adenoidectomia pode ser uma excelente opção de tratamento. Em caso de nariz obstruído, converse com o seu otorrino.


Dr. Daniel Buffon Zatt | CRM/SC: 23.589 | RQE: 18.759 | Otorrinolaringologista 

FGA. Elaine C.C. Pereira | CRF3 6.685 | Fonoaudióloga

Rua Lauro Muller, 110, Centro – Itajaí | SC

📱 (47) 99790-9094

@daniel.otorrino

http://www.danielotorrino.com.br

Deixe um comentário