COMO MELHORAR A TAL DA TPM?

Dra. Natália Roberta Andrade Dalla Costa – Ginecologia | Foto: @marciojrph


Em primeiro lugar, entender um pouquinho do ciclo menstrual é importante para entender o que acontece com o nosso corpo quando entramos na TPM.

Alguns conceitos básicos para entender melhor o seu ciclo: Um novo ciclo se inicia no primeiro dia da menstruação, ou seja, enquanto seu útero está sangrando (desmanchando a “caminha” que fez para o embrião que não chegou), seu ovário já está iniciando um novo ciclo. Sim, ele já está começando a recrutar folículos para definir o óvulo escolhido do mês. Nessa fase, o humor já começa a melhorar, porque os níveis de estradiol começam a subir, nossa serotonina começa a se normalizar.

Quando acaba a menstruação estamos na melhor fase, estradiol e testosterona subindo. E como isso aparece no nosso dia a dia? Boa disposição, pele bonita, libido dando um sinal de vida, bom humor… na vagina, secreção clara e aumentando.

Ao fim dessa fase, que dura em média 15 dias (pode variar), estamos com um folículo pronto para ovular e no ápice da produção de estradiol e testosterona. Aí ocorre a ovulação, secreção tipo clara de ovo e algumas mulheres sentem um desejo espontâneo nesses dias.

Ovulamos, ok. Aí começa a fase não tão boa. Essa fase tem uma duração mais precisa, ou seja, após a ovulação (se não houver gravidez) menstruamos em duas semanas. É o tempo de duração do corpo lúteo, que segura a “caminha” dentro do útero para esperar o embrião.

Quem domina essa fase é o hormônio chamado progesterona; ficamos menos dispostas, mamas podem ficar doloridas, a pele dá uma piorada. A oscilação hormonal que ocorre nessa fase faz com que os níveis de serotonina (neurotransmissor relacionado com a felicidade) caiam. Algumas mulheres são mais sensíveis a essa oscilação, apresentando uma mudança maior de humor. Isso pode levar a um estado de melancolia, irritabilidade, choro e por aí vai.

Tudo isso é fisiológico e só ocorre em quem não faz uso de método contraceptivo hormonal, afinal, se você toma pílula, usa adesivo, anel, injeção… a ovulação é inibida e nada disso ocorre. Com o DIU hormonal, esse ciclo ovariano pode ocorrer para a maioria das usuárias.

Por isso que a pílula costuma controlar a TPM. Em alguns casos mais severos, precisamos utilizar medicações como inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) para o controle dos sintomas emocionais dessa fase.

Mas, além da medicação, alguns hábitos podem ajudar e muito também a diminuir esses sintomas desagradáveis.

Alimentos ricos em triptofano, aminoácido essencial envolvido na produção de serotonina, ajudam a melhorar os níveis desse neurotransmissor, melhorando o humor, como banana, produtos lácteos (queijo, iogurte natural), mel, castanha de caju, peixes, frango, chocolate 70% (o triptofano está no cacau e não no açúcar). Um café da manhã com iogurte, mel, banana e granola é uma ótima combinação.

Exercício físico também tem um ótimo papel nessa fase, principalmente aeróbico, pela liberação de endorfinas e sensação de bem-estar. Dá preguiça nesse período, mas é importante manter para melhorar a TPM, melhorar as cólicas menstruais e manter a constância nos exercícios. Entendeu como TPM é real? E como sempre, os hábitos podem nos auxiliar nesse controle. Além disso, uma boa avaliação de um profissional é importante para o controle desses sintomas.


Dra. Natália Roberta Andrade Dalla Costa
Ginecologia | CRM/SC 18370 | RQE: 13342
@dranataliaginecologista

• Atendimento em Ginecologia e Estética íntima na Clincare
Avenida Joca Brandão, 265. Centro, Itajaí. 📱 (47) 9 9753-0185

• Atendimento em Estética Íntima na Lipolaser
Rua 600, 349. Centro Balneário Camboriú 📱 (47) 9 9164-3811

FOTO: @mariciojrph
BEAUTY: @jehanejahn @luh_ollitajai

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s