Chef Zé Abranches valoriza produtos locais e cria pratos inusitados e cheios de propósito na Praia Brava

À primeira vista, nem sempre é possível associar o que um chef de cozinha tem em relação à produção local, mas garimpar iguarias catarinenses para incrementar receitas e fortalecer a economia fazem toda a diferença na hora de criar pratos com propósito. Assinados pelo chef José Carlos Abranches Freitas, ou Zé Abranches, pratos autorais com produtos frescos e regionais colocam em prática um conceito internacional no Restaurante Drummond, na Praia Brava, em Itajaí.

A proposta, segundo o chef, é surpreender pelo inusitado, valorizando ingredientes sazonais e que ajudam a contar um pouco da cultura local.  Um dos destaques desta imersão gastronômica é o Polvo Drummond, um prato autoral super provocativo e contraintuitivo. A receita leva tentáculos de polvo glaceado no molho de laranja, arroz caldoso de costela com alho-poró e coentro, pimenta biquinho e laranja assada. “A proposta de combinar polvo junto com costela é completamente inusitada e surpreende na entrega”, destaca Zé Abranches.

A inspiração para os pratos que cria vem organicamente com o ambiente em que Zé Abranches vive. “O processo criativo da minha cozinha nunca teve uma dinâmica pré-definida. Às vezes, acordo no meio da noite com algumas ideias. Em outras, uma ida à praia para conversar com meus deuses traz inspirações inusitadas a respeito de um ingrediente, de como transformar, mudar e provocar. E desta forma surge um prato”, conta.

Zé Abranches tem vivência em restaurantes e hotéis e traz a bagagem de quem já trabalhou com chefs como Roberto Bento (Betinho), Fábio Coelho, Joyce Francisco, Ronaldo Hartmann, Klaus Pahl, André Cervenka, Alysson Muller, Pedro Soares, entre outros. Em um momento especial da carreira, Zé Abranches trabalhou no restaurante Manu, da conceituada chef Manu Buffara, em Curitiba.  “O Manu foi minha maior escola. Aprendi técnicas, processos, mas principalmente, como respeitar o alimento e o seu entorno”, pontua.

Também já cozinhou com nomes consagrados da gastronomia nacional e internacional como Alex Atala, Jock Zonfrillo (AU), Ana Ros (SI), Rubens Catarina, Katia Barbosa, Jefferson e Janaina Rueda.

Há três anos, o chef tem uma parceria com o Restaurante Drummond, onde também é responsável por toda a gestão operacional do espaço, compartilhando os planejamentos estratégicos. “O restaurante é feito por pessoas e, sem elas, não conseguiríamos executar nossas estratégias com tamanha excelência. Esse é um de meus maiores orgulhos, ter uma equipe unida e engajada em fazer o melhor sempre”, acrescenta. 

O Restaurante Drummond abre de terça à sexta, das 11h30 às 15h e das 19h às 23h; aos sábados, das 11h30 às 16h e das 19h às 23h; e aos domingos, das 11h30 às 17h.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s